Computação - 2017

Curso de Microsoft Word

Iniciaremos as atividades do Curso em Vídeo de Microsoft Word. Para realizar as atividades, será necessário o fone de ouvido (presente na lista de materiais); lembre-se de deixá-lo sempre na Escola!

Acesse o servidor interno de Internet que temos na Escola (só pode ser acessado se estiver na Escola...) pelo endereço http://192.168.0.15.

A entrega dos arquivos resultantes da realização das atividades deverá ser entregue no Moodle do IEIJ. No curso Curso em Vídeo - Microsoft Word - 2017 (presente em Computação -> Curso de Word - 2017 - Entrega de documentos -> Curso em Vídeo - Microsoft Word - 2017) estão os espaços para a entrega desses arquivos.

 


 

Curso de e-mail

Para realizar as atividades referentes a e-mails, você precisará de uma conta do Google. Ou seja, uma conta no sistema de correio eletrônico Gmail. Essas contas são facilmente identificáveis pelo nome de usuário que possui a terminação “@gmail.com”.

Caso ainda não possua uma conta do Google, acesse google.com.br, e siga a sequência de ligações:

Fazer login e, em seguida, Criar uma conta. Preencha todos os campos necessários e adquira sua conta.

 

8º e 9º Anos

Parte 1: Sua conta de e-mail

Atividade 1: Cadastro

Você realizou a última atividade do Curso de Moodle? Aquela na qual deveria enviar um e-mail para aquele endereço contido na proposta? Se não realizou, faça-o agora.

 

Atividade 2: Botões básicos

Com sua conta do Gmail aberta, crie uma mensagem de e-mail que será enviada para o mesmo endereço utilizado no Curso de Moodle (reveja mais abaixo, nesta postagem). Nesse e-mail, você listará todos os botões (e funções desses botões) da tela de início do Gmail e da tela de envio de e-mail.

Utilize "Atividade 2" como assunto do e-mail e cabeçalho completo para iniciar o "corpo" da mensagem de e-mail.

 

Atividade 3: CCO

Recebido o e-mail com a lista de alunos e seus devidas contas do Google, observe atentamente o "cabeçalho" do e-mail que recebeu. Localize: quem enviou-lhe o e-mail (o nome de usuário e seu endereço de e-mail); o assunto do e-mail; a data e hora de envio.

Observe atentamente para quem o e-mail foi enviado (o destinatário): não foi para você! Aquele e-mail foi enviado para seu próprio remetente! Seu endereço está marcado no campo CCO.

Utilize o próprio serviço de busca do Google (google.com) e coloque no campo de pesquisa: e-mail cco. Dentre as primeiras páginas oferecidas estará a da Wikipédia. Acesse essa página e leia o que é o CCO quando relacionado a e-mails. Escreva um e-mail para entregar seu trabalho, com cabeçalho completo e a explicação da forma mais completa possível a respeito do que é CCO,  como funciona e quais as vantagens de seu uso. 

 

Atividade 4: É possível escrever um e-mail anônimo?

Faça seus testes. Entregue sua resposta por e-mail.  

 

Parte 2: Sua agenda de e-mails

Atividade 1: Organize sua lista de e-mails

Acesse sua conta do Gmail. Na parte superior esquerda da página, você encontrará o botão Gmail (com uma seta ao lado). Pressionando esse botão, acesse a opção Contatos. Você será redirecionado(a) para o gerenciador de contatos da sua conta do Google (https://contacts.google.com). 

Observe atentamente a divisão dos espaços dessa tela. Identifique onde ficam todos os seus contato (contas de e-mail com as quais você já estabeceu)

Identifique também onde ficam os Marcadores de contatos. 

Crie os Marcadores 2017.9oAno, 2017.8oAno2017.9oAno.Meninos2017.9oAno.Meninas.

Atribua os contatos dos alunos aos marcadores até que todos os marcadores tenham todos os contatos que pertencem a eles.

A lista de contatos será enviada por e-mail para você.

 

 

6º e 7º Anos

Atividade 1: Você realizou a última atividade do Curso de Moodle? Aquela na qual deveria enviar um e-mail para aquele endereço contido na proposta? Se não realizaou, faça-o agora.

Atividade 2: Enviando e-mail para si mesmo

Uma prática muito utilizada para guardar arquivos ou informações pessoais importantes é enviar um e-mail para si mesmo(a). Para isso, no campo "Para", deve ser colocado o próprio endereço de e-mail de forma completa.

Nesta atividade, você enviará esse e-mail para si mesmo(a) com o assunto "O melhor filme a que já assisti". No corpo do e-mail, escreva qual é esse filme. Envie e verifique o recebimento.

 

Atividade 3:

Verifique o e-mail que recebeu com a lista de e-mails da turma. Envie um e-mail para o(a) aluno(a) que está à sua direita. Escreva para essa pessoa qual livro ela deveria ler e explique o motivo pelo qual ela deveria ler esse livro.

 

Atividade 4:

Envie um e-mail para as duas pessoas que estão à sua direita. Escreva para essas pessoas qual a melhor comida do mundo. Apresente os motivos dessa ser a melhor comida.

Verifique os e-mails que recebeu. Em cada um, procure no e-mail o endereço de quem o enviou para você. Encontre também os endereços das duas pessoas para as quais o e-mail foi enviado (você e mais um aluno...).

 

Atividade 5:

Abra novamente o e-mail que recebeu com o nome da comida favorita da pessoa que está à sua esquerda.

Procure pelo botão responder. Há a opção de "responder para todos". Isso significa que você escreverá um e-mail para as duas pessoas que estão envolvias nessa conversa!

No seu e-mail de resposta, escreva se  concorda ou não com a indicação de comida que recebeu e apresente argumentos para justificar suas ideias.

 

 

 

Curso de Moodle

Atividade 1 - Acesso ao Moodle

a. Acesse a página do Moodle do IEIJ: ieij.com.br/moodle;

b. Acesse sua conta do Moodle do IEIJ, utilizando seu nome de usuário e a senha Trocar.1 (há letra maiúscula, mas não há espaços);

c. Troque sua senha.

d. Tome nota em sua agenda: do endereço da página do Moodle do IEIJ, do seu nome do usuário e de sua senha;

 

Atividade 2 - Inscrição em curso

a. Inscreva-se no curso chamado http://ieij.com.br/moodle/course/view.php?id=99#section-2, presente em Computação -> Curso de Moodle - 2017 - Fundamental 2. Para mais instruções, leia o artigo http://ieij.com.br/mural/411-tutorial-inscrever-se-em-um-curso-do-moodle.html;

b. Realize as atividades: I e II presentes nesse curso.